Ferreira. Cantus coronatus. 7 Cantigas d'El-Rei D. Dinis / by King Dinis of Portugal

Ferreira. Cantus coronatus. 7 Cantigas d'El-Rei D. Dinis / by King Dinis of Portugal

FERREIRA, Manuel Pedro

61,00 €
IVA incluido
Bajo pedido. El precio puede variar
Editorial:
REICHENBERGER EDICIONES S.L.
Clasificación:
Medieval: partituras y libros
ISBN/ISMN:
978-3-937734-09-5
Páginas:
316
Formato::
CARTONÉ
Colección:
DeMusica
61,00 €
IVA incluido
Bajo pedido. El precio puede variar

Este livro oferece uma edição crítica de sete trovas do rei Dom Dinis, as mais antigas canções profanas que se conservam de compositor português, contidas no único documento medieval em que “cantigas d’amor” galego-portuguesas são acompanhadas da sua música, o “Pergaminho Sharrer” — fragmento de cancioneiro escrito por volta de 1300, descoberto pelo investigador americano Harvey L. Sharrer em 1990 no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, onde em 1993 seria objecto de uma desastrada tentativa de “restauro”. Aqui se poderão encontrar não só as melodias dionisinas, devidamente contextualizadas, como todas as reproduções fotográficas relevantes para o conhecimento do manuscrito nos seus estados original e actual.
A edição crítica do “Pergaminho Vindel” foi originalmente preparada em 1993/1994 conjuntamente pelo descobridor (texto poético, já conhecido de outras fontes) e Manuel Pedro Ferreira (texto musical, inédito); por razões várias, o projecto de publicação não se concretizou em 1994/1995, como inicialmente estava previsto, e acabou por se optar por divulgar separadamente trabalho musicológico e comentário filológico-literário. Do ponto de vista musical, a importância do fragmento dificilmente poderá ser exagerada, atendendo a que se trata do único documento com música das canções de D. Dinis, e um dos dois únicos manuscritos com música de cantigas profanas galego-portuguesas (o outro é o “Pergaminho Vindel”, conservado em Nova Iorque, que contém as cantigas d’amigo de Martin Codax). Para o autor, a edição das melodias constituía, não apenas um difícil desafio profissional (o fragmento está muito danificado), mas também um dever patriótico, que deveria ter sido imediatamente viabilizado por empresas ou instituições nacionais; mas foi preciso esperar que uma editora alemã se interessasse pelo livro para que, dez anos depois, este pudesse ver a luz do dia. Dado que o manuscrito foi submetido, em 1993, a uma infeliz intervenção de restauro, que apagou ou ocultou parte do seu conteúdo original, a presente edição é também fundamental para a recuperação dessa informação e para a reposição do valor patrimonial da descoberta.


This book contains a critical edition of seven troubadour songs in Galician-Portuguese by Dom Dinis, King of Portugal (1261-1325). In 1990, the earliest document with Portuguese secular music (also the only medieval document with cantigas by King Dom Dinis, containing the only known music for the Galician-Portuguese cantigas d'amor) was discovered at the Torre do Tombo in Lisbon by Professor Harvey L. Sharrer (Un. of California at Santa Barbara). This discovery was the most important in the field of Galician-Portuguese literature and music since 1914, when Pedro Vindel found the cantigas d'amigo by Martin Codax. In order to prepare the critical edition of the Lisbon document (a fragment of a folio belonging to a medieval songbook), Prof. Sharrer invited Manuel Pedro Ferreira, who in 1986 had successfully edited Martin Codax, to join him in studying the musical notation, transcribe it, and put it into a larger context.
In the meanwhile, the fragment was purportely "restored", in fact washed out of much of its original musical information. The photographs and the paleographical transcriptions by Prof. Ferreira made before this "restoration" thus became the best witnesses to the document's primitive state. This critical edition presents therefore detailed photographic information before and after this disaster and also Ferreira's early set of transcriptions. The idea of an illustrated book is thus crucially important.
The musicological contents of this book were originally written in 1993-94, together with additional chapters by Prof. Sharrer, centered on the historical context and the literary-philological aspects of these songs.

Idioma: Portugués / Inglés.

Artículos relacionados